Outros palcos da bola
5.4.05
  Palcos da Bola da Casa Municipal da Juventude de Aveiro
Este sábado, dia 9 de Abril, é inaugurada na Casa Municipal da Juventude de Aveiro a exposição “Palcos da Bola”.
O plural de Palcos da Bola só tem cinco minutos de distância. Ou uma eternidade. São dois mundos nos antípodas, unidos pela bola mágica.

O Estádio Municipal de Aveiro é o palco opulento, garboso nas suas cores novinhas em folha. É bonito, apresenta-se bem, era preciso pôr gravata para receber o 2004. Vão lá jornalistas, até aos treinos, quando muda o treinador dá nas notícias, há VIP’s e saídas de emergência, parabólicas que levam a redondinha ao mundo, e ondas nas bancadas porque às vezes vai lá gente que dá para fazer as ondas.Tem apanha-bolas contratados, é enorme de tão grande, tem um painel “Você está aqui”. Porque é grande, do tamanho dos sonhos de quem delira com vitórias opulentas, garbosas nas suas cores novinhas em folha.

A prova de contraste cumpre-se no vizinho parque de jogos de S. Brás. Propriedade do Frente Impulsionadora do Desporto e Cultura (FIDEC), de Santa Joana, está situado a três quilómetros do Estádio Municipal de Aveiro Mário Duarte. Esta época (2004/2005), a equipa sénior milita na zona norte da segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Aveiro.A terra castanho-duro em vez da relva verde-suave. Vem-se à bola de bicicleta, empoleirados no selim da mota vemos o jogo sem pagar. O presidente da direcção está à porta a vender bilhetes para o jogo. Não vão lá jornalistas, quando muda o treinador não dá nas notícias, não há parabólicas, nem ondas nas bancadas, nem apanha-bolas sem contrato algum.

O Projecto BlogAveiro pretende-se ponto de encontro de todos os que gostam de Aveiro e gostam de fotografia também. Gerado na turma de Fotojornalismo 2004/2005 do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), não se esgota na cidade de Aveiro, galgando o distrito, a região; não se ancora unicamente nas "fotos das terras", nem sequer abomina tudo o que não seja fotografia. Constitui-se, já, como uma bojuda Galeria Virtual de Fotografias, distribuídas por mais de 30 blogs, ultrapassando as 1.500 imagens, captadas por 30 repórteres fotográficos. O directório principal do BlogAveiro mora em http://blogaveiro.blogspot.com Viagens encantatórias pelas aldeias perdidas da Serra da Freita, retratos das gentes do Caramulo, mail’o Senhor Manuel, as moreias mais as pedras-parideiras; gotas que se contam e outras que se esparramam pixéis fora; fotos-miradouro para delícias paisagísticas várias, e outras brotando de espelhos-de-água; fotos pintadas com luz, penumbras e neblina; mordendo o chão para fotografar o repuxo, engolindo poeira para abocanhar a cratera, voando sobre carris, acariciando as nervuras do desenho azulejado; genuflectindo perante o farol medonho de bonito. E fotos com sal, e fotos com um sorriso, estados d’alma; provas de contraste entre o opulento Estádio de Aveiro e o parque de jogos da FIDEC, descidas aos cemitérios, registos de um mundo grafitado. De hoje e de antanho, passeio da Escola Masculina ao Canal dos Santos Mártires, roteiro errático pela cidade bela.E também, agora de mais longe, a neve da Serra da Estrela e a forasteira, o xisto forte do Piódão, apontamentos gandareses, o Douro.E há fotos dentro da máquina da água, e um livro, uma flor, o mar, muitas pérolas a desfiar...

Para além da presença na internet, o Projecto BlogAveiro materializa-se também através de outras iniciativas, como, por exemplo, exposições em sala.
A primeira dessas exposições intitulada “Sinais do Mar”, de Isabel Silva e Sara Agudo, esteve patente ao público, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, entre 19 de Fevereiro e 12 de Março de 2005. As fotografias desta exposição encontram-se disponíveis, na internet, no endereço http://gestosdomar.blogspot.com/
A apresentação oficial do BlogAveiro, projecto coordenado por Dinis Manuel Alves, docente da disciplina de Fotojornalismo no ISCIA, teve lugar no passado dia 26 de Fevereiro, no Hall do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
A exposição FrutaCores esteve patente no Museu Etnográfico da Praia de Mira entre 5 e 31 de Março.

No que reporta às exposições em sala, o Projecto BlogAveiro pretende cumprir roteiro de itinerância, estando já a ser ultimadas algumas iniciativas.

Gotas, de Fausto Correia, estará patente ao público na Sala Inês de Castro, do Instituto Português da Juventude de Coimbra, entre 7 e 19 de Abril. Pode apreciar algumas gotas aqui.

A Voz do Silêncio, de Isabel Henriques, inaugura a 21 de Abril, na Galeria do Instituto Português da Juventude, em Coimbra. Até 5 de Maio (http://isahenriques.blogspot.com/).

Um Olhar sobre Arouca, de Paulo Bastos, inaugura a 7 de Maio, em Arouca. Até 31 de Maio (http://paulo-serra.blogspot.com/).

As entidades que pretendam ver os trabalhos do BlogAveiro expostos nas suas instituições devem contactar-nos, para o e-mail gabcom@iscia.edu.pt
 
Comments: Enviar um comentário



<< Home

ARCHIVES
Dezembro 2004 / Janeiro 2005 / Abril 2005 /


Powered by Blogger